sexta-feira, 24 de março de 2017

Conheça Gramado pedalando!

Você pode conhecer os principais pontos turísticos de Gramado pedalando! Vários hotéis na cidade já oferecem o empréstimo de bike aos seus hóspedes e, existem algumas lojas que alugam bicicleta no centro da cidade. Pedalar por Gramado é tranquilo, normalmente os motoristas são cordiais no trânsito, mas é sempre bom ter cuidado e estar atento ao movimento dos carros e respeitar os pedestres na faixa de segurança.
Uma sugestão de um passeio leve e contemplativo é pedalar pelas imediações do Bairro Planalto. Se a sua pedalada sair do centro da cidade, pegue a Avenida das Hortênsias em direção a Nova Petrópolis, nesta avenida você poderá contemplar os lindíssimos canteiros com flores sempre muito bem cuidados.


Primeiro você pode ir até o Pórtico de entrada da cidade (via Nova Petrópolis). Ele fica a 2km do centro da cidade. Este pórtico foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, com inspiração no estilo bávaro, a base é constituída de pedras e o topo de madeira. Esta bela construção representa o “cartão de boas-vindas” aos que chegam na cidade.


Após o passeio ao Pórtico você pode ir até o Lago Negro, lembrando que para chegar ao Lago Negro você vai precisar desafiar algumas subidas, o ideal é que você esteja com uma bicicleta com marchas.
Quando você chegar ao Lago Negro, verá que valeu a pena o esforço para chegar até lá. Um lago de águas profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. O lago tem este nome pois, após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. Por toda sua margem existe um passeio florido que você pode contorna-lo pedalando e também aproveite para contemplar a beleza deste ponto turístico.

Após explorar o Lago Negro, desça em direção ao bairro Planalto. Pedalar no bairro Planalto é encantador, um dos bairros mais charmosos da cidade, com ruas tranquilas e residências com jardins muito bem cuidados. Sinta o ar puro do verde exuberante e aprecie a variedade de flores dos jardins e áreas verdes. Aproveite para passe a frente do Mini Mundo, ponto turístico localizados no bairro. O Mini Mundo é um parque formado por réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, ricas em detalhes e únicas,  baseadas em seus respectivos projetos originais, juntas elas constituem uma cidade em miniatura.

Finalize o passeio pedalando no Lago Joaquina Rita Bier, também idealizado por Leopoldo Rosenfeldt. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Este lago também é conhecido como o Lago do Natal Luz, por ser palco de um dos shows de Natal. O Lago Joaquina Rita Bier é pertíssimo do centro, pedale em direção a Praça das Bandeiras, siga pela Avenida Borges de Medeiros e já estará de volta ao ponto de partida, o centro da cidade.
A vantagem de conhecer Gramado pedalando é você parar em cada ponto turístico sem a preocupação de estacionar e carro, e assim ficar o tempo que quiser aproveitando cada pedacinho da cidade.
Vamos lá! Conheça Gramado pedalando!

2 comentários:

  1. Uauu...fantástico. Vamos querer fazer este roteiro de bike. Ainda quero ver se consigo ir até Canela e visitar tudo de bike. Ótima dica.
    Temos um canal no Youtube e vamos tentar registrar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostaram do post! Já me inscrevi no canal de vcs no Youtube para ficar por dentro das suas pedaladas! É maravilhoso conhecer Gramado e canela de bike ;)

      Excluir