quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Primeira ciclovia de Gramado!

A primeira ciclovia de Gramado já está disponível para os amantes do pedal! Para aqueles que querem tornar seu passeio mais saudável, podem optar por transitar por um dos bairros mais charmosos da cidade de bicicleta. A ciclovia fica no bairro Planalto e tem um percurso de 3km, ligando o Lago Joaquina Rita Bier, o Parque da Carrière e o Lago Negro.
O projeto cicloviário é uma iniciativa da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito, em parceria com as Secretarias de Governança, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Obras e também contou com a colaboração da comunidade que solicitava um espaço de locomoção sustentável.
A inauguração da ciclofaixa turística, segundo a Prefeitura de Gramado, está prevista para o dia 03 de março, às 9 horas, com um passeio ciclístico.
Acredito que, está ciclovia seja apenas o primeiro passo para a implantação de novos roteiros cicloviários na cidade. Gramado está precisando melhorar a mobilidade urbana e o turismo saudável pode contribuir para isto, além de, incentivar a prática de atividade física a comunidade e turistas.


Confiram o percurso da ciclovia turística:
O trajeto inicia no Lago Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos.

Até este ponto o terreno é mais plano, na Rua Demétrio Pereira dos Santos você será desafiado a primeira subida, o ideal é uma bicicleta com marchas.

Chegando ao topo da subida, você entrará na Rua Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local.

Em seguida, passa pela Rua da Juventude até chegar ao pórtico de entrada do Lago Negro.

IMPORTANTE: Dentro do Parque do Lago Negro, você terá que descer da bicicleta para explorá-lo. Lá não é permitido pedalar.

 O caminho de volta passará pelas as Ruas Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Lago Joaquina.




Algumas curiosidades sobre os pontos turísticos que contemplam o passeio:

Sobre o Lago Joaquina Rita Bier, foi inaugura 13 de março de 1938, idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Este lago também é conhecido como o Lago do Natal Luz, por ser palco de um dos principais shows de Natal.
Sobre o Lago Negro, tem este nome pois, após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. Por toda sua margem existe um passeio florido que você pode contorna-lo caminhando e contemplar a beleza deste ponto turístico. Um lago de águas profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão.
Boa pedalada! Aproveite Gramado ao ar livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário